Atendimento - (42)3523-1053

O que é PVC?

A matéria-prima utilizada na fabricação dos perfis é um polímero termoplástico - a resina de PVC - misturada a aditivos especiais que pode ser repetidamente amolecido por aquecimento e endurecido por resfriamento, dentro de uma faixa de temperatura característica do plástico.

O PVC é auto-extinguível, ou seja, não propaga o fogo. É inerte e reciclável. Portanto, não agride a natureza.

Dois recursos naturais - sal e petróleo ou gás natural - são a base para a fabricação do PVC. Do refino do petróleo obtém-se o etileno. Por eletrólise de uma mistura de água e sal, que nada mais é do que a reação química pela passagem de corrente elétrica, obtêm-se o cloro e a soda cáustica. Por meio de uma reação química entre o cloro e o eteno obtém-se o MVC (monômero de cloreto de vinila), que, submetido a outra reação química, chamada de polimerização, produz uma molécula gigante - polímero – denominada policloreto de vinila ou PVC.

Processo de fabricação do PVC

Processo de fabricação do PVC

Para ser transformada em produto final, a resina de PVC obtida necessita ser misturada a aditivos (estabilizadores térmicos, modificadores de impacto, cargas, lubrificantes, pigmentos e outros), constituindo, então, os chamados compostos de PVC. Um composto de PVC contém os tipos e as quantidades corretas de aditivos necessários para atender aos requisitos de desempenho do produto final no qual será transformado.

No caso das esquadrias, o composto de PVC contém aditivos especiais que conferem o balanço adequado de resistência ao intemperismo, rigidez e resistência mecânica, necessários durante a vida útil do produto. A formulação aplicada para a fabricação de uma esquadria de PVC é diferente daquela utilizada na produção de tubos, pois os requisitos de desempenho diferem entre si. O composto de PVC para extrusão de perfis para esquadrias emprega estabilizantes térmicos especiais (maior resistência ao intemperismo), aditivo modificador de impacto e alta concentração de pigmentos brancos que têm a função de acentuar a resistência às radiações UV. Veja na tabela a formulação dos compostos de PVC visando atender aos processos de transformação e requisitos de desempenho do produto final.

Os compostos de PVC são formulados visando atender aos processos de transformação e requisitos de desempenho do produto final (tabela abaixo).

O PVC empregado na fabricação dos perfis de caixilhos são especialmente aditivados para conferir resistência mecânica extra e proteção à radiação UV a longo prazo.